Região Centro terá em 2024 o seu melhor ano turístico de sempre
A temática escolhida este ano pela ONU para as celebrações do Dia Mundial do Turismo é “O turismo e a paz”, um tema que que a Turismo Centro de Portugal já debateu no seu último Fórum “Vê Portugal”. Em que medida é que entende que o turismo desta região pode ser um construtor da paz?
Raul Almeida No Fórum Vê Portugal, que é o Fórum de Turismo Interno, tivemos a felicidade de trabalharmos nesse tema do turismo como indústria da paz e como uma forma de gerar pontes e entendimentos. E foi bastante importante porque tivemos vários painéis e vários participantes, desde logo D. Américo Aguiar, em que discutimos e vimos verdadeiramente que o turismo é uma indústria da paz, porque gera entendimentos. As pessoas quando procuram um destino, procuram um destino seguro, procuram um destino de sorrisos. O turismo é uma indústria de sorrisos. Ou seja, as pessoas procuram a paz quando fazem as suas viagens. E por isso o turismo pode gerar essas pontes, esses entendimentos. O momento que vivemos na nossa geopolítica mundial, com conflitos na própria Europa, na Ucrânia, e no Médio Oriente, leva-nos precisamente a esse tema. E é importante este papel que o turismo desenvolve, e a ONU e a Organização Mundial de Turismo também olharam para isso.
E o facto desta região ser detentora do maior santuário mariano, o Santuário de Fátima, é também um contributo do turismo para a paz? É turismo religioso e simultaneamente um espaço procurado pela sua paz...
É um espaço de paz, de tranquilidade, e as pessoas procuram também muito isso. O turismo religioso traz essa tranquilidade e traz também essa ligação com a paz. Começou agora a operar um voo direto da Coreia para Lisboa. Existem cerca de 24 milhões de católicos em Seul, na Coreia, e para nós, para Fátima, é uma grande notícia, porque as pessoas procuram muito Fátima, há uma grande fé sobre esse santuário mariano, e é um dos fatores importantíssimos para a nossa região. Este voo pode ser uma mais-valia para a própria região centro. Claro que nós, na Agência de Promoção Externa, estamos a trabalhar este mercado, em ações conjuntas de eficiência coletiva, de candidatura ao IAPMEI, para potenciarmos estes 24 milhões de pessoas.