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Novo concurso de professores para escolas carenciadas com mais de 5 mil candidatos

Fernando Alexandre afirma que já são mais de 5 mil candidatos para o concurso extraordinário de vinculação para escolas carenciadas

Mais de 5.000 professores candidataram-se ao novo concurso extraordinário de vinculação para escolas carenciadas que termina hoje com 2.309 vagas, segundo o ministro da Educação, Ciência e Inovação.

Já temos mais de 5.000 candidatos”, afirmou Fernando Alexandre, que está a ser ouvido pela comissão parlamentar de Educação e Ciência, por requerimento do Chega a propósito de alegadas irregularidades na colocação de professores no âmbito dos concursos interno e externo.

O concurso, lançado na semana passada, conta com 2.309 vagas distribuídas pelos 23 quadros de zona pedagógica (QZP) com maior carência de professores, nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Mais de metade das vagas é para o QZP que abrange os concelhos de Vila Franca de Xira, Loures, Sintra, Cascais, Oeiras, Amadora, Odivelas e Lisboa, com 1.298 lugares de quadro disponíveis, que representam cerca de 56% do total. A sul do Tejo, os restantes concelhos da Área Metropolitana de Lisboa contam com 360 vagas, para uma área que vai desde Almada a Setúbal, seguindo-se o QZP que abrange os concelhos de Monchique, Portimão, Lagoa e Silves com 67 vagas.

Entre as zonas mais carenciadas, destacam-se também os concelhos de Albufeira e Loulé, com 52 vagas, Rio Maior, Santarém, Azambuja, Cartaxo e Alenquer, com 51 vagas, e Grândola, Santiago do Cacém e Sines, com 47 vagas. 

O novo concurso, que o Governo antecipa que possa ficar concluído até novembro, procura resolver as falhas identificadas no concurso de vinculação extraordinário realizado pelo anterior executivo.

Apenas se podem candidatar os professores contratados, deixando de fora aqueles que já entraram para os quadros do Ministério da Educação, mas, ao contrário dos anteriores, o novo concurso é alargado aos docentes com habilitação própria, ou seja, sem a habilitação profissional necessária para integrarem a carreira docente e que implica um mestrado em Ensino.

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