Leirena Teatro cria espetáculo no Brasil e na Guiné-Bissau em 2025
A companhia Leirena Teatro, de Leiria, vai desenvolver um novo projeto teatral em 2025 em Paraná e Santa Catarina, no Brasil, e na Guiné-Bissau, revelou o diretor Frédéric da Cruz Pires.
O novo espetáculo vai chamar-se “Iks” e será desenvolvido em residência com a comunidade indígena brasileira, explicou à agência Lusa o encenador.
“É sobre uma tribo africana, do Uganda, que perde o seu território por questões políticas e é posta num terreno que não tem terra fértil nem animais e de onde não podem sair”, adiantou.
Num primeiro momento, entre fevereiro e março de 2025, o Leirena Teatro vai trabalhar com a comunidade indígena brasileira do Paraná e de Santa Catarina, através de uma parceria com a organização ArpinSul, Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul.
Entretanto, já a partir de domingo, o Leirena internacionaliza o seu trabalho pela primeira vez, com uma viagem à Arábia Saudita para trabalhar com os portugueses que vivem na capital, Riade.
Entre 29 de setembro e 04 de outubro, a estrutura desenvolve um projeto de teatro e comunidade, intitulado “Colmeia”, modelo que o grupo de teatro tem levado a vários municípios portugueses.