Câmara do Porto criou projeto e plataforma digital para fomentar economia circular
A Câmara do Porto anunciou hoje o projeto EcoPorto, Centro para a Circularidade, que está a nascer no Ecocentro da Prelada, e a criação de uma plataforma digital, com o objetivo de por em prática o conceito de economia circular.
De acordo com informação disponibilizada à Lusa, as principais funções deste projeto, que será aberto a toda a cidade, serão a promoção da reutilização e a reparação de eletrodomésticos, mobiliário e computadores.
Assim, foi criado um espaço multidisciplinar de oficina, armazém e formação, para que estes objetos, após a sua reparação, sejam entregues, gratuitamente a entidades de cariz social ou a quem demonstrar interesse nos mesmos.
Pretende-se, assim, que o projeto EcoPorto contribua ativamente para a economia circular, oferecendo benefícios ambientais, económicos e educacionais e sociais.
Como parte integrante do projeto foi desenvolvida uma plataforma digital que é parte fundamental para efetuar a ligação entre oferta e procura, ou seja, permitirá a divulgação dos materiais/produtos reparados e existentes em armazém ou por munícipes e entidades.
Este novo projeto, iniciativa da Porto Ambiente, além de maximizar a recirculação de produtos e minimizar a produção de resíduos, visa também criar oportunidades e modelos de negócio, produtos, serviços e empregos e ajudar no combate às alterações climáticas e à diminuição das emissões de carbono.