Jovem viseense formado em Coimbra ‘leva’ o país ao Mundial das Profissões
Tem 20 anos, um sorriso de menino mas a postura de um jovem que sabe o que quer e vai à luta pelos seus sonhos. Ricardo Silva estudou em Viseu, na Escola Emídio Navarro, até ao 12.º Ano, mas o sonho levou-o até Coimbra onde encontrou o curso que procurava - “Frio, ar condicionado e climatização” - no Centro de Formação. “Quando me disseram que havia em Coimbra nem hesitei e fui”, adianta em conversa com o Diário de Viseu.
Foi um curso de 14 meses, tendo entrado em outubro de 2022 e em dezembro “sem saber muito bem do que se tratava e com pouca ou nenhuma prática na área do frio”, faz o primeiro Campeonato Regional, em Coimbra. Correu bem e Ricardo foi logo convidado para o Nacional, em março de 2023, ainda com pouca prática, mas muitas horas de treino.
“Tinha o curso durante o dia, das 09h00 às 17h00 e continuava sem interrupção até às 21h00-22h00 sempre acompanhado com o formador Paulo Riço. Fui, fiz o melhor que sabia e que me ensinaram em Coimbra, ganhei e depois foi uma escalada de provas para tentar chegar ao Europeu”, explicou, adiantando que “ainda teve que concorrer com o segundo lugar em três provas”. E, mais uma vez, tudo correu bem ao jovem viseense que se viu embrenhado num novo escalar de muito trabalho, em simultâneo com o curso. “Mas valeu a pena pois em setembro fui ao Europeu e trouxe uma medalha de Excelência. Acho que vale todo o esforço que damos”, confessa.