Fim de semana mais doce em Resende com nova edição da Festa das Cavacas
Ninguém duvida que as Cavacas de Resende são um dos doces identitários mais apreciados da nossa região. A atestar esta convição está o facto de a iguaria ter sido distinguida, em 2019, como o melhor doce do distrito de Viseu e de ter chegado às meias-finais do concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”.
Conhecedor desta realidade, o Município de Resende tem vindo a apostar na realização de um certame dedicado ao apreciado doce, no sentido de divulgar e promover cada vez mais o produto. É nesse sentido que amanhã e domingo, o Largo da Feira acolhe a edição deste ano da Festa das Cavacas.
Maria José Dias, vereadora com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Resende, enfatizou a importância das cavacas para a dinamização da economia local, destacando que a participação no concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” foi preponderante para alavancar a procura e as vendas do produto.
“As cavacas de Resende são uma tradição muito grande no concelho e que revitaliza a economia local. Desde que participámos no concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” tivemos um aumento considerável no consumo e na procura das cavacas, fruto da sua divulgação. Isso acabou por se repercutir neste evento, que vamos voltar a organizar neste fim de semana. A vinda de visitantes ao concelho de Resende também aumentou consideravelmente, no sentido de comprar o produto e visitar o evento”, reconheceu.
A vereadora sustentou que o evento dinamiza não só o setor doceiro e gastronómico da região, mas também as áreas da restauração e hotelaria, “que têm nestes dias uma atividade acima do normal”.